O MACD ( Moving Average Convergence/ Divergence ) representa a diferença entre uma média móvel de curto prazo com uma de longo prazo.
O resultado é uma linha que oscila acima ou abaixo de zero, sem qualquer limite superior ou inferior. As médias móveis de curto e longo prazo são a exponencial de 12 e 26 dias, calculadas com o preço de fechamento.
Usualmente uma média móvel de 9 dias também é desenhada junto com o MACD, no nosso caso é representada por uma linha vermelha. O MACD é representado por uma linha azul.
Denomina-se histograma do MACD a diferença entre o MACD e a média móvel de 9 dias, portanto o histograma, que normalmente é representado por um gráfico de barras, é positivo quando o MACD está acima da média móvel de 9 dias.
É considerado um sinal de compra quando a linha do MACD cruza subindo a linha vermelha, quanto mais acima de zero ocorre esse cruzamento, mais forte é a tendência de alta. Por outro lado, ocorre um sinal de venda quando o MACD cruza a linha vermelha descendo, quanto mais abaixo de zero ocorre esse cruzamento das linhas, mais forte é a tendência de baixa. O uso desse critério, apesar de ser o mais popular, pode levar a sinais falsos, logo deve ser analisado com outros indicadores.
Uma maneira de melhorar a eficiência é esperando 2 ou 3 dias após o sinal do MACD para confirmar a tendência.
Outra maneira de se encontrar sinais no MACD é atráves da divergência entre o preço da ação e o valor do MACD.
Quando o MACD começa a aumentar, enquanto o preço da ação ainda está caindo, está ocorrendo uma divergência e poderá haver uma alta iminente da ação. Por outro lado, quando o MACD já está caindo, enquanto o preço da ação ainda sobe, também está ocorrendo divergência, sendo um sinal de que opreço poderá ter uma reversão da tendência.
Retorna para Detalhes dos Gráficos
Retorna para Indicadores Técnicos